Social Webform User Guide

From Social ID Developers
Revision as of 18:27, 12 November 2012 by Renato.neves (Talk | contribs)
Jump to: navigation, search

Contents

Introdução

Social Webforms permitem que usuários se registrem e preencham campos automaticamente usando informações de suas redes sociais como o Facebook, Twitter e LinkedIn. Desta forma, preencher um formulário na web se torna muito mais rápido e simples, enquanto que os perfis sociais dos usuários são automaticamente capturados e armazenados no Marketing Database.

O diagrama abaixo mostra o fluxo de funcionamento do Social Webform, usado como um widget em websites:

Social webform diagram.png

A implementação do Social Webform consiste em 2 etapas:

  1. Configurar uma instância do Social Webform
  2. Instalar o widget no Website

Configuração do Social Webform

A primeira parte da configuração de um Social Webform consiste em definir quais os métodos de registro os visitantes poderão usar (login social ou email), se o webform irá aceitar múltiplos registros ou não, os plugins sociais e os campos customizados a serem preenchidos pelo visitante.

Métodos de Registro e Configuração Básica

Social webform basic configuration.png

Nesta tela deve-se configurar:

  • Nome do Webform: nome de referência usado apenas para listar os webforms dentro da aplicação.
  • Descrição do Webform: descrição do webform usada apenas como referência dentro da aplicação.
  • Múltiplos Registros: se o webform irá aceitar apenas 1 registro por visitante ou múltiplos registros. Caso seja apenas 1 registro por visitante o widget avisa ao visitante que ele já está registrado.
  • Métodos de Registro: qual o método de identificação do visitante será usado. Temos dois disponíveis:
    • Registro Customizado: neste tipo de registro você poderá configurar que redes sociais o visitante poderá usar para se logar ou se ele poderá usar apenas email também.
    • Registro com Social Login: neste tipo de registro o passo de identificação do usuário é realizado pelo próprio Social Login e o widget do Social Webform necessita do connection_id do usuário logado no momento. Este tipo de registro requer integração com as APIs do Social Login.

Plugins Sociais

Social webform social plugins.png

Nesta tela deve-se configurar:

  • URL para botão de curtir do Facebook: pode-se usar qualquer URL válida, mas geralmente é usada uma URL de uma fan page no Facebook.
  • Nome de usuário para seguir no Twitter: apenas o screen name do usuário no Twitter.

O objetivo destes plugins sociais é aumentar o engajamento do visitante com suas marcas nas redes sociais. Os botões de Like do Facebook e Seguir do Twitter irão aparecer junto aos campos customizados no momento em que o usuário preenche o formulário, facilitando desta forma que ele se engaje e faça sua comunidade de seguidores nas redes sociais crescer consideravelmente.

Campos Customizados

Social webform custom fields.png

Aqui você poderá configurar que campos você deseja que o seu visitante preencha no formulário. Por enquanto temos suporte aos campos "Linha de Texto" e "Dropdown". Para cada um deles é possível configurar:

  • Nome de Exibição: o nome do campo que irá aparecer no widget.
  • Obrigatório: se o preenchimento do campo é obrigatório ou não pelo visitante.
  • Nome no Banco de Dados: o nome de referência usado para alimentar o Marketing Database. Use este nome para visualizar e extrair consultas no Marketing Database posteriormente. Uma boa prática é reusar nomes em diferentes webforms, por exemplo, se você tem dois webforms que perguntam o email do visitante, use "email" como nome no banco de dados de ambos, desta forma você poderá usar o mesmo atributo em suas consultas no Marketing Database.
  • Auto-preenchimento: escolha aqui que informação capturada do perfil social do visitante nas redes sociais será usada para auto-preencher o campo.
  • Opções: no caso do campo "Dropdown", é possível configurar aqui que opções estarão disponíveis para o visitante escolher no campo, incluindo a opção selecionada por padrão.

Configuração de Retornos

Social webform redirect callback.png

Nesta etapa da configuração do Social Webform é possível configurar o redirecionamento após o usuário preencher o formulário. Esta configuração é opcional.

Use esta configuração para redirecionar seus visitantes para alguma área escondida no seu website, disponibilizar algum arquivo para ele acessar ou para definir um fluxo de navegação no seu site.

Configuração de Alertas

É possível configurar três tipos diferentes de alertas, conforme descritos a seguir. A configuração destes alertas é opcional.

Email para o visitante

Social webform visitor alert.png

Este alerta permite configurar uma mensagem de boas-vindas ou agradecimento ao visitante que acabou de preencher o webform. Configure o assunto e a mensagem do email a ser enviado.

É importante lembrar aqui que o email só será enviado caso o visitante tenha se inscrito por email ou preenchido algum campo com o auto-preenchimento configurado como "Email".

Email de notificação

Social webform internal alert.png

Este alerta permite configurar que emails irão receber uma notificação toda vez que algum visitante se registrar no webform. Você pode configurar uma lista de emails separados por vírgula neste alerta.

Por exemplo, se o webform está sendo usado para um evento ou campanha, esta configuração se torna bastante útil para avisar os organizadores e responsáveis pelo evento ou campanha que alguém acabou de se registrar.

Publicar uma atualização de status no Facebook do visitante

Social webform facebook share.png

Este alerta permite configurar uma atualização de status a ser postada automaticamente na timeline do Facebook do visitante. Você pode configurar a mensagem, link, imagem, nome, legenda e descrição do status a ser postado (veja o screenshot de uma atualização no Facebook para saber como cada uma destas configurações modifica a mensagem a ser postada).

Esta configuração é bastante útil para disseminar uma marca, evento ou campanha nas redes sociais. Postando uma atualização na timeline de um visitante, todos os seus amigos poderão ver e clicar no link, levando de volta a sua página e crescendo sua audiência.

Vale lembrar que esta configuração só é possível se:

  1. O Facebook for um dos métodos de registro do Social Webform
  2. A aplicação social do Facebook estar configurada com a permissão "publish_streams" ou "publish_actions".

Desta forma o Facebook irá perguntar ao visitante se ele deseja autorizar a permissão para publicar em nome dele e, caso ele autorize, a mensagem poderá ser publicada em sua timeline. Caso o visitante não autorize, nada será postado em sua timeline e ele poderá finalizar o preenchimento do webform sem problemas.

Configuração de Widgets

Social webform widget login.png

Social webform widget form.png

Social webform widget confirmation.png

Social webform last registered widget.png

Instalação do Widget

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox